Laboratório Góes
Matriz Guarapuava - (42) 3623-9003
Plantão 24 horas - (42) 99104-1675

BNP – Peptídeo Natriurético do Tipo B

Laboratório Góes

O que é o Peptídeo Natriurético do tipo B?

O sistema peptídeo natriurético é ativado sempre que o coração sofre uma agressão, seja ela crônica ou seja aguda, na tentativa de compensar os sistemas vasoconstritores que são ativados nessas situações. As principais ações desse sistema são a promoção de diurese e vasodilatação.

O peptídeo do tipo B (BNP), por ser liberado diretamente pelos ventrículos, é o que melhor reflete a situação cardíaca, tendo alcançado maior aplicabilidade clínica. O estímulo para sua liberação é o estiramento das fibras ventriculares causado por uma sobrecarga de pressão ou de volume. Mais recentemente demonstrou-se que isquemia miocárdica, levando a aumento de tensão parietal por disfunção sistólica e/ou diastólica, também pode promover liberação de BNP.

Quais são e o que indicam os valores de referência?

Segundo a Diretriz de Insuficiência Cardíaca Crônica da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2012) o BNP é importante ferramenta para o diagnóstico de congestão pulmonar. Em metanálise recentemente publicada, a adição da dosagem de BNP ao exame clínico aumentou a acurácia diagnóstica.


Peptídeo natriurético tipo-B como ferramenta diagnóstica

O peptídeo natriurético tipo-B tem se mostrado como uma ferramenta confiável diagnóstica na sala de emergência, como teste de rastreamento para pacientes com queixas de dispneia e no manejo da insuficiência cardíaca congestiva.

Leia também

D-Dimero – Informativo Técnico

Painel Cardíaco CK-MB Massa, TroponinaI e Mioglobina – Informativo Técnico

Voltar
Matriz Guarapuava - (42) 3623-9003
Góes
Plantão 24 horas - (42) 99104-1675
Política de Privacidade
CFW Agência de Internet