Laboratório Góes
Matriz Guarapuava - (42) 3623-9003
Plantão 24 horas - (42) 99104-1675

O primeiro exame laboratorial da história

O primeiro exame laboratorial da história

No início da medicina a prática da profissão era restrita ao exame físico e observação do paciente. Os estudos laboratoriais estavam restritos às substâncias que eram naturalmente eliminadas pelo corpo.

Acredita-se que o exame de urina foi o primeiro exame de diagnóstico laboratorial. A avaliação de urina pelos médicos sumérios e babilônios foi documentada em placas de argila que datam de 4000 a.C. Culturas hindus tinham o conhecimento de que a urina de alguns pacientes tinha sabor adocicado e atraía formigas.

Na Idade Média, surgiu o uroscópio, para realizar um exame visual de urina coletada em frascos em forma de bexiga. No século XIX, caiu em desuso por causa de charlatães interessados em vender poções milagrosas para doenças que podiam ser vistas pelo uroscópio. Apesar disso, passado um tempo, voltou a ter credibilidade.

Em meados de 1900, métodos enzimáticos para glicose em papel filtro foram desenvolvidos e se tornaram amplamente utilizados para teste de urina e sangue.

Em 1941, foi lançado o primeiro teste de glicose na urina. A companhia Miles revolucionou o mercado diagnóstico in vitro com o Clinitest, no formato de tabletes efervescentes para testar a presença de açúcar na urina.

Matriz Guarapuava - (42) 3623-9003
Góes
Plantão 24 horas - (42) 99104-1675
CFW Agência de Internet